proposta pedagógica
A DANÇA NO CONTEXTO
A 'Dança no Contexto' é a proposta pedagógica criada e desenvolvida por Isabel Marques em seu trabalho de doutorado defendido na Faculdade de Educação da USP. A proposta da 'Dança no Contexto' agrega valores da Educação no campo da Arte ao mesmo tempo que propõe que as ações artísticas sejam permeadas e revestidas por pressupostos da Educação. Isabel Marques propõe um processo artístico educativo a partir da formação de uma rede de textos que envolve contextos sociais, afetivos e estéticos, dando ênfase às múltiplas perspectivas envolvidas numa ação educacional na contemporaneidade. A 'Dança no Contexto' pressupõe diálogos entre a linguagem da dança, o contexto em que ela está sendo aprendida/ensinada e a diversidade das relações implicadas pelos atores do ensino-aprendizagem, propondo alternativas para que a educação possa acrescentar mais uma possibilidade de experienciar a arte, o corpo, o tempo e o espaço contemporâneos. Parindo da Dança, a proposta pedagógica de Isabel Marques ampliou-se como possibilidade de atuação para o ensino de Arte e estudo/educação das diversas linguagens artísticas.
A 'Dança no Contexto' é a proposta pedagógica criada e desenvolvida por Isabel Marques em seu trabalho de doutorado defendido na Faculdade de Educação da USP. A proposta da 'Dança no Contexto' agrega valores da Educação no campo da Arte ao mesmo tempo que propõe que as ações artísticas sejam permeadas e revestidas por pressupostos da Educação. Isabel Marques propõe um processo artístico educativo a partir da formação de uma rede de textos que envolve contextos sociais, afetivos e estéticos, dando ênfase às múltiplas perspectivas envolvidas numa ação educacional na contemporaneidade. A 'Dança no Contexto' pressupõe diálogos entre a linguagem da dança, o contexto em que ela está sendo aprendida/ensinada e a diversidade das relações implicadas pelos atores do ensino-aprendizagem, propondo alternativas para que a educação possa acrescentar mais uma possibilidade de experienciar a arte, o corpo, o tempo e o espaço contemporâneos. Parindo da Dança, a proposta pedagógica de Isabel Marques ampliou-se como possibilidade de atuação para o ensino de Arte e estudo/educação das diversas linguagens artísticas.
leitura da arte
dança e arte
para todos os corpos
preparo para criação
composição e criação
partilha de criação
reflexão em movimento
jogos de criação
experimentação estruturada
leitura de contextos
reflexão teórica
percepção de linguagem
orientação de pesquisa
investigação em grupo
experimentos individuais