metodologia - Formação Caleidos

Ir para o conteúdo

proposta pedagógica

A DANÇA NO CONTEXTO
A 'Dança no Contexto' é a proposta pedagógica criada e desenvolvida por Isabel Marques em seu trabalho de doutorado defendido na Faculdade de Educação da USP. A proposta da 'Dança no Contexto' agrega valores da Educação no campo da Arte ao mesmo tempo que propõe que as ações artísticas sejam permeadas e revestidas por pressupostos da Educação. Isabel Marques propõe um processo artístico educativo a partir da formação de uma rede de textos que envolve contextos sociais, afetivos e estéticos,  dando ênfase às múltiplas perspectivas envolvidas numa ação educacional na contemporaneidade. A 'Dança no Contexto' pressupõe diálogos entre a linguagem da dança, o contexto em que ela está sendo aprendida/ensinada e a diversidade das relações implicadas pelos atores do ensino-aprendizagem, propondo alternativas para que a educação possa acrescentar mais uma possibilidade de experienciar a arte, o corpo, o tempo e o espaço contemporâneos. Parindo da Dança, a proposta pedagógica de Isabel Marques ampliou-se como possibilidade de atuação para o ensino de Arte e estudo/educação das diversas linguagens artísticas.

leitura da arte

dança e arte
para todos os corpos

preparo para criação

composição e criação

partilha de criação

reflexão em movimento

jogos de criação

experimentação estruturada

percepção de linguagem

orientação de pesquisa

investigação em grupo

experimentos individuais

leitura de contextos

reflexão teórica

Voltar para o conteúdo