projeto ENTREtelas - Formação Caleidos

Ir para o conteúdo
      



ENTREtelas projto do Caleidos Cia contemplado pelo ProAC Expresso Lei Aldir Blanc da Secretaria de Cultura e Economia Criativna do Estado de São Paulo.

ENTREtelas propõe a fruição do espetáculo de dança contemporânea COREÔ online  para equipes escolares do Estado de São Paulo. 25 apresentações gratuitas e abertas para: professores, gestores e funcionários.

COREÔ online é um espetáculo interativo que propõe jogos de dança e participação ativa e criativa do público unindo fruição e aprendizado de dança numa mesma ação artística, criando dança em tempo real a partir de jogos e interações na tela.
(saber mais COREÔ )

- 25 apresentações de COREÔ online
- escolas de todo o Estado de São Paulo
- material de apoio aos docentes
- criação de material didático
- disponibilidade permanente de material
Fundado por Isabel Marques em 1996, e codirigido por Fábio Brazil desde 1998, o Caleidos Cia. de Dança desenvolve trabalho cênico nas interfaces entre a dança e a educação. Pautado pela investigação sobre a interatividade na dança contemporânea, o Caleidos pesquisa as relações entre a dança, a poesia, o jogo cênico e a educação, dialogando com princípios de Rudolf Laban e Paulo Freire. Em seus 25 anos, produziu 25 espetáculos em duas linhas de trabalho: a lúdica, que propõe jogos de dançar para todos os corpos e a linha crítica, pautada em reflexões sobre direitos humanos e cidadania. Apresentou-se em diversos estados do Brasil e no exterior, dialogando com públicos de diversas idades e culturas corporais.

Trecho do COREÔ online. Por meio de plataforma de interação digital, jogos são propostos e cenas de dança são construídas em tempo real com os participantes








SOBRE COREÔ
COREÔ online é o desenvolvimento para as telas e para o tecnovívio do espetáculo COREÔ que estreou em 2015 durante a Mostra Caleidos 20 anos. O desafio para a versão online do espetáculo COREÔ, especialmente desenvolvida para este momento de distanciamento físico, foi manter nas telas sua característica de apresentar a dança por meio de jogos e ao mesmo tempo colocar o jogo na cena. COREÔ é um desdobramento dos estudos realizados no Núcleo de Pesquisa Coreológicas do Caleidos Cia de Dança. Propor apresentações de Coreô no Projeto ENTREtelas para as equipes escolares é uma forma de reforçar os vínculos do Caleidos Cia com a educação pública. ( ir para projeto )
Em sua versão original/presencial o espetáculo compartilha cenicamente com o público jogo que, ao longo dos 20 anos da Cia, vêm sendo desenvolvidos tanto para o aprendizado da Linguagem da dança/Laban quanto para a construção cênica dos espetáculos interativos do Caleidos. Em cena, os bailarinos compartilham com o público propostas que podem ser jogadas ou assistidas, criando cenas de dança em tempo real a partir de jogos que proporcionam dança. Em COREÔ os jogos / danças / cenas são propostos por meio de combinados apresentados verbalmente ao público. Os participantes que quiserem jogar a cena com os bailarinos assumem o espaço de dança e constroem em tempo real o espetáculo.

Os espetáculos interativos do Caleidos, em seus 24 anos de trajetória, criaram um diálogo com seu público, seja ele infantil, jovem ou adulto. A pesquisa contínua com a interação, influenciada com as teorias de Paulo Freire no sentido de criar um diálogo entre os artistas e o público, entende a dança como uma possibilidade de leitura do mundo. Assim, COREÔ se relaciona com outros trabalhos emblemáticos do Caleidos Cia, como a série “Coreológicas”, “Ludus” e “Tria”. Mantendo a relação artística com o público, a criação compartilhada com os participantes e o caráter lúdico destes espetáculos anteriores.

COREÔ é um espetáculo em permanente processo de construção, seja pela forma como se relaciona com o público, seja pela escolha dos jogos que estruturam cada apresentação. O desafio da pesquisa de transposição desse universo para as telas foi manter as características do convívio artístico que o trabalho propõe numa situação de tecnovívio; como forjar a presença numa situação de distanciamento e relação entretelas; como gerar empatia e engajamento de movimento sem a interação física dos corpos.  Essa pesquisa ocupou 6 meses de trabalho da Cia de Dança e agora, por meio desse projeto, visa a lançar-se a um público maior






Apresentação de COREÔ online para gestores e convidados, abertura do Projeto ENTREtelas.

Dia 01 de abril de 2021, às 10h espetáculo COREÔ seguido de:
- Apresentação do Projeto: ações, datas e inscrições
- Roda de Conversa: dos modos de ver e fazer dança, da apreciação à ação, da ação à educação

 

Voltar para o conteúdo